Franco Advogados | São Paulo | Porto Alegre | Brasília | Florianópolis

Aprovação de Contas

As sociedades limitadas e sociedades anônimas deverão reunir-se até 30/04/24 em Reunião de Sócios ou, respectivamente, Assembleia Geral Ordinária (AGO) , com a finalidade de deliberar sobre as demonstrações financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31/12/23, aprovar a destinação dos resultados e eleger administradores, quando for o caso.

As sociedades por ações deverão publicar suas demonstrações financeiras até um mês antes da AGO. De acordo com a Lei 13.818/2019 (em vigor desde 1/1/2022), as publicações poderão ser feitas apenas em jornal de grande circulação editado na localidade da sede da companhia, de forma resumida e com divulgação simultânea da íntegra dos documentos na página do mesmo jornal na internet, que deverá providenciar certificação digital da autenticidade na página própria emitida por autoridade certificadora credenciada no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

A Lei 6.404/74, conforme alterada pela Lei Complementar 182/2021, autoriza que as sociedades por ações com receita bruta anual de até R$ 78 milhões realizem suas publicações de forma eletrônica, em substituição à publicação em jornais. Para tanto deverão realizar a publicação na Central de Balanços do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, disponibilizar as publicações e divulgações em seu site na internet e assinar com certificado digital as publicações e divulgações na Central de Balanços no SPED e em seu site.

 

Encontramo-nos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais sobre o tema.

Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin